TESTE MENU
TESTE MENU

Fundo de Iniciação Científica de Minas Gerais – FICΔ

O Sua Ciência acredita que investimento em Ciência deve ser política de estado, não de governo. Isso significa que os investimentos em Ciência devem ser garantidos, independentemente do espectro político que esteja governando.

Entretanto, em Minas Gerais, apesar de termos a constituição estadual que garante o repasse de 1% da arrecadação anual do estado à Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais, a FAPEMIG, isso não vem ocorrendo desde 2016, segundos relatos da própria fundação.

A falta dos repasses financeiros  já vem impactando o sistema de C&T e Inovação do estado há algum tempo, está sendo percebido por pesquisadores e diminuindo o avanço da pesquisa no estado. Entretanto, a situação se agravou em março de 2019, quando a FAPEMIG anunciou o corte de todas as bolsas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC   no estado . Ou seja, a situação ficou ainda mais grave no estágio inicial da pesquisa acadêmica.

As bolsas de Iniciação Científica (BIC) não representam, apenas, um incentivo financeiro para que o aluno de graduação inicie sua carreira acadêmica, caminhando pelo fazer científico e alcançando seus primeiros resultados. Em muitos casos, ela é um auxílio para que esses alunos permaneçam em suas instituições de ensino superior.

A notícia provocou imediata resposta da comunidade científica do estado no sentido de zelar pela manutenção dos recursos repassados à fundação.

É preciso que todos saibam que essas bolsas já tinham destino. A seleção do programa PIBIC é realizada normalmente entre os meses de dezembro e janeiro no ano anterior ao início da implementação. Na maioria das instituições de ensino superior e pesquisa contempladas, os bolsistas já sabiam que receberiam bolsas a partir do mês de março de 2019. O que não ocorreu.

Por essa razão, e por acreditarmos que a Iniciação científica é primordial para a consolidação de todo o sistema de pesquisa e desenvolvimento científico, criamos o Fundo Específico FICΔ.  Entendemos perfeitamente que ele não resolverá o problema, mas é a nossa forma de nos manifestarmos contra essa situação alarmante.

Como funcionará o fundo?

As doações poderão ser direcionadas ao FICΔ. Os doadores poderão indicar na identificação da doação (por e-mail colaborador@suaciencia.org ou por qualquer meio de comunicação em nossas redes) a Instituição para a qual gostaria de direcionar sua doação, assim como a subárea  conhecimento de acordo com a Tabela do CNPq. As indicações serão ranqueadas para direcionamento da primeira bolsa. Quando tivermos as doações suficientes para implementação de 1 bolsa anual de iniciação científica de acordo com a tabela da FAPEMIG (R$400,00 mensais, totalizando R$ 4800,00), iremos contatar a instituição ranqueada em primeiro lugar e direcionar a bolsa de acordo com a seleção prévia já realizada.

Os valores doados e o ranqueamento de Instituições e subáreas serão divulgados semanalmente nas mídias do Sua Ciência e no nosso site. Os recursos serão geridos pelo Instituto Sua  Ciência, repassados mensalmente ao bolsista. Não sabe como doar para o Sua Ciência? Clique aqui.

Instituto Sua Ciência