TESTE MENU
TESTE MENU

A ciência faz você decolar!

“A ciência transforma do interior ao exterior”… Gostaria de iniciar o meu relato com essa frase, pois quero que vocês percebam o quando ela faz sentido.
Meu nome é Myllena Cristyna, tenho 19 anos de idade, sou de Iracema, Ceará, talvez você leitor nunca tenha ouvido falar de Iracema, mas ela é uma cidade pequena, não existem universidades, institutos, escolas técnicas ou  profissionalizantes, apenas uma cidade típica do interior. O meu pai é agricultor, minha mãe é doméstica e eu tenho um irmão, estou contando isso pensando na possibilidade de alguém se encontrar em meus relatos.
O meu primeiro contato com a ciência foi aos 10 anos de idade, mas só aos meus 14 anos eu conheci o que era um projeto científico. O meu primeiro projeto chamava-se IPCE, tinha como metodologia incentivar outros jovens a desenvolverem projetos científicos, com esse projeto participei pela primeira vez da feira regional e estadual, conquistei alguns prêmios, mas eu nunca me importei com as premiações, eu queria mesmo ver era até onde a ciência poderia me levar… E tenho a dizer, ela me surpreendeu. Junto com um colega da minha escola, chamado Gabriel Moura e as orientações de Helyson Lucas (Meu primo e amigo), realizei algumas pesquisas na área da saúde e meio ambiente, viajamos e participamos de diversos eventos no Brasil e no exterior, dando ênfase na participação da maior Feira de Ciências do mundo (INTEL ISEF), nos EUA. E sabe o que é mais inacreditável disse tudo?! Gabriel e eu viramos estrelas de um documentário sobre feiras de ciências da National Geographic, teve estreia nos cinemas e até tapete vermelho em Los Angeles, acreditam nisso?! Bem, mas essa história a gente conta uma próxima vez.
Após isso, Gabriel entrou na universidade brasileira e eu continuei desenvolvendo pesquisas em um técnico, eu queria continuar vendo o poder da ciência, e não é que deu certo?! Pelo o segundo ano consecutivo eu estava novamente participando da maior feira de ciências do mundo, parecia um sonho, mas era real… E foi nesse evento que percebi que eu não era mais aquela menina de quando iniciaram as pesquisas, percebi que agora meus sonhos
eram maiores, que as dificuldades não importavam mais para mim, que o mundo era grande e estava lotado de pessoas incríveis com talentos extraordinários, que precisamos traçar objetivos e não ter medo de correr atrás deles, eu percebi que agora eu queria o mundo. E foi nesse evento onde eu conquistei duas bolsas de estudos 100% integrais para estudar em universidades americanas… Entre diversas coisas que a ciência me mostrou, uma das principais foi que devemos sonhar grande, pois agora estou aqui, escrevendo esse texto diretamente dos EUA, mostrando que a ciência levou a menina do interior para morar no exterior.

Sobre a autora:

| Myllena Cristyna

“Meu nome é Myllena Cristyna, tenho 19 anos de idade, sou de Iracema, interior do Ceará, mas atualmente estou morando na Califórnia, EUA, graças as pesquisas!!!
Eu iniciei em feiras de ciências com apenas 10 anos de idade, mas só aos 14 anos eu descobri de fato o que era um projeto científico. Já conquistei mais de 60 destaques em eventos científicos nacionais e internacionais, participei duas vezes da maior feira de ciências do mundo, ganhei três bolas de estudos para estudar nos EUA e estou participando de um documentário sobre feiras de ciências da National Geographic… O meu maior sonho é mostrar para as pessoas que independente de onde você veio, você pode conquistar tudo o que almeja, e a ciência faz com que isso aconteça.”