TESTE MENU
TESTE MENU

A cura não existe, ainda.

Recentemente circularam notícias de um novo remédio que seria eficaz contra o novo coronavírus e que já é utilizado no tratamento de outras doenças: A Hidroxicloroquina. O presidente do Brasil anunciou que o remédio está sendo testado no Brasil. Hoje, dia 26 de março de 2020, o Ministro da Saúde anunciou que irá distribuir 3.4 milhões de unidades desse medicamento e de seu parente, a cloroquina, para o uso em pacientes internados com Covid-19. Parece uma boa notícia, pena que a coisa não é bem assim.

Existem dois estudos diferentes circulando que “comprovam” a eficácia desse medicamento. Um deles foi publicado na Nature, uma respeitada revista científica, e de fato estuda os efeitos do uso da Hidroxicloroquina contra o Covid-19, o que se omite, no entanto, é que ele é um estudo IN VITRO, ou seja, o estudo é feito num pratinho de vidro no laboratório e não em seres humanos e, sim, isso faz diferença. Nem sempre que um medicamento funciona in vitro ele funciona em seres humanos. Dito isso, um estudo in vitro serve de indicativo que a coisa pode funcionar e aí entramos no segundo estudo.

Esse segundo estudo ainda não foi publicado em revista científica. Para ser publicado ele precisa passar por um rigoroso processo de revisão. Esse artigo não passou por esse processo e isso, por si só, seria motivo para não o considerarmos.

Além disso, esse artigo apresenta uma série de problemas metodológicos que também nos levam a desacreditar nas suas conclusões. Um desses defeitos é o número extremamente reduzido de pacientes testados: 26 pacientes recebendo a medicação e 16 no grupo controle. Desses 26 pacientes 6 foram removidos do estudo. As razões são: um saiu do hospital, um teve náuseas, três foram para a UTI e um, pasmem, morreu. Esses seis pacientes foram desconsiderados nas conclusões quanto a efetividade do medicamento o que nos leva ao segundo problema, o viés de confirmação.

Viés de confirmação é quando você escolhe, ou omite partes de uma amostra visando obter a resposta que você quer. É isso que o estudo sobre a Hidroxicloroquina fez, escolheu um grupo de pessoas que corroboraram com a ideia. Você apostaria a sua vida sabendo disso?

Existem vários remédios sendo testados, dentro do rigor científico, para o tratamento de Covid-19 e quando um for comprovadamente eficaz faremos questão que vocês saibam. Esse não é o caso da Hidroxicloroquina por enquanto.

Então, por hora, fiquem em casa, isso já se mostrou eficaz.

 

Sobre a Autora:

| Cristina Gavazzoni

Doutora em Física teórica computacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fez Pós doutorado na UNICAMP no Laboratório de Computação Científica e Visualização – Galileu. Atualmente pesquisadora pós doutora na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.