TESTE MENU
TESTE MENU

Adeus, Professora Maria da Conceição Tavares

É com pesar que nos despedimos da professora Maria da Conceição Tavares, aos 94 anos. Natural de Aveiro, Portugal, migrou para o Brasil em 1954 e adotou a cidadania brasileira em 1957.

 

Licenciada em Ciências Matemáticas em 1953 pela Universidade de Lisboa, no Brasil iniciou o curso de economia na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1957. Neste período, atuou no Plano de Metas do governo de Juscelino Kubitschek, passando pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE atual BNDES – a partir de 1982), pelo Grupo de Executivos da Indústria Mecânica Pesada (GEIMAPE https://jk.cpdoc.fgv.br/fatos-eventos/grupos-executivos) e na Comissão Econômica Para a América Latina e Caribe (CEPAL https://cepal.org>pt-br) tendo trabalhos norteados por economistas como Caio Prado Júnior, Celso Furtado e Ignácio Rangel[1].

 

No campo político, atuou em prol das forças progressistas e causas populares, como na elaboração do documento “Esperança e Mudança[2]” junto a Ulysses Guimarães em 1982 e no movimento “Diretas já”. Compôs a equipe econômica do Plano Cruzado em 1986. Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores na década de 1990 e elegeu-se deputada federal entre 1995 a 1999. Em 1998, recebeu o prémio Jabuti na categoria ‘Economia’.

 

Ao longo de sua carreira, Maria da Conceição Tavares formou e influenciou inúmeros economistas e líderes políticos, entre eles Dilma Rousseff, José Serra, Luciano Coutinho e Luiz Gonzaga Belluzzo.

 

Essas linhas são poucas para o enormidade da contribuição da professora e pesquisadora que ela foi. Sua contribuição para os estudos em economia e políticas sociais atravessou décadas de trabalho comprometido com a equidade social em nosso país. Ela se vai nesse momento e sua obra fica eternizada entre nós.

 

| por Ricardo Furlani

Natural de Belo Horizonte, é graduado em Administração de Empresas pela PUC-Minas e especialista em Gestão Estratégica em finanças pela Fundação João Pinheiro. O curso de especialização desenvolveu um forte interesse pelo campo do conhecimento de política econômica e economia aplicada, onde concentrou leitura constante nos últimos 20 anos. Autodidata em motores térmicos, trabalhou na Fiat Automóveis e na PSA Peugeot Citroën em desenvolvimento e calibração de motores para o controle de emissões de poluentes. Entusiasta por esportes motorizados, teve atuação no mundo do automobilismo na elaboração de carros para competição.

 

| Referências

[1] COUTINHO, Sidney. Nota de Pesar. https://ufrj.br/2024/06/adeus-a-maria-da-conceicao-de-almeida-tavares/

[2] MELO,  Hildete Pereira de (Org.). Maria da Conceição Tavares: vida, ideias, teorias e políticas. São Paulo: Fundação Perseu Abramo Expressão Popular / Centro Internacional Celso Furtado, 344 p.: il.; 19 cm, 2019. Disponível em: https://www.ie.ufrj.br/images/IE/livros/LivroMCT.pdf Acesso em 09 jun. 2024.