TESTE MENU
TESTE MENU

UAI, me conta?!: Ensino de Ciências e Divulgação Científica teriam um mesmo papel?

Confira o texto produzido por Monique Santos, participante da oficina de TDC do “UAI, me conta?!”:

 

Considerando que o Ensino de Ciências e a Divulgação Científica visam contribuir para a formação e/ou desenvolvimento de um cidadão crítico-reflexivo, isto é, capaz de enfrentar os desafios do século XXI, poderíamos afirmar que ambos têm um mesmo papel?

 

Em partes sim, mas por meios e de maneiras diferentes. O Ensino de Ciências entraria na parte formal da Educação, enquanto a Divulgação Científica na parte informal. Assim sendo, o Ensino de Ciências transcorre de maneira processual, por exemplo, ao longo de toda a Educação Básica a qual todo cidadão tem direito. A Divulgação Científica se dá de maneira pontual, porém, ao longo de toda a vida e, neste caso, pensando no cidadão que não teve acesso à Educação Básica seria uma maneira de mitigar tal dano.

 

Contudo, vale ressaltar que a Divulgação Científica não consegue assumir o papel do Ensino de Ciências, ou seja, a pessoa que não teve acesso aos conteúdos científicos previstos na Educação Básica, terá acesso apenas a alguns deles por meio da Divulgação Científica. No entanto, não quer dizer que a Divulgação Científica perca seu papel quando uma pessoa teve acesso a tais conteúdos de maneira formal ao longo de seu percurso durante a Educação Básica. 

 

Assim sendo, o Ensino de Ciências e a Divulgação Científica podem ser complementares, visto que apesar de ambos desempenharem seus papéis por meios e de maneiras diferentes, a Divulgação Científica pode ser utilizada como recurso no Ensino de Ciências, por exemplo, a partir do uso de Textos de Divulgação Científica. Isto porque, tal recurso pode contribuir para a compreensão de determinados conhecimentos científicos.

 

Desse modo, professores de Ciências podem fazer uso de tal recurso para despertar o interesse de seus estudantes pelas Ciências, visando não só promover como também alcançar uma Alfabetização Científica e Midiática, que pode contribuir para a formação e/ou desenvolvimento de um cidadão crítico-reflexivo que seja capaz de enfrentar desafios do século XXI.

 

| Autora: 

Monique Santos é Doutora (2023) e Mestra (2019) em Educação e Licenciada em Química (2015), todos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tendo cursado parte da Graduação na modalidade sanduíche na Università degli Studi di Roma Tor Vergata (de agosto de 2013 a julho de 2014). Atualmente (desde setembro de 2023), é professora no Departamento de Química da UFMG, no qual leciona para turmas do curso de Licenciatura em Química. Anteriormente, ela foi professora de Química da Educação Básica na rede pública do estado de Minas Gerais (de agosto de 2012 a setembro de 2023). Simultaneamente, ela também foi professora substituta de Química no Colégio Técnico da UFMG (de fevereiro de 2016 a dezembro de 2017).