TESTE MENU
TESTE MENU

Idosos e saudáveis: Não cometa excessos!

Nas últimas décadas a busca pelo corpo perfeito se tornou uma obsessão…dietas milagrosas brotam como capim! São dietas que alteram drasticamente a rotina alimentar das pessoas, prometendo perda de peso rápido e manutenção da juventude. Uma das dietas da moda é a low-carb, que nada mais é do que deixar de consumir carboidratos, os açúcares (macarrão, pizza, batata, pão etc.) reduzindo o peso rapidamente. Obviamente os radicalismos geram resultados, mas também tem consequências, além de eliminar a nossa maior fonte de energia para o metabolismo adequado. Sim, reduzir carboidratos reduz também a produção de ATP vital para todos os processos do nosso corpo.

A ciência sabe há décadas que a redução do consumo de alimentos, ou seja, a restrição calórica, aumenta a nossa sobrevivência, envelhecemos mais devagar. Infelizmente, não podemos parar de comer para viver eternamente, mas podemos moderar nossa dieta.

O efeito de todas as biomoléculas no envelhecimento já foi estudado, e tanto o excesso quanto a falta resultam em doenças e envelhecem, mas como?

No caso do consumo de quantidades excessivas de proteínas, como nas dietas low-card (carboidratos substituídos por proteínas) nosso estudo, publicado na Current Biology em fevereiro deste ano (parceria entre UFMG,  Instituto Samhri na Austrália, e Universidade de Bristol, na Inglaterra)  utilizando três modelos experimentais Caenorhabditis elegans (um verme), Drosophila (mosca da fruta) e cultura de células humanas, mostrou pela primeira vez como o excesso de proteínas altera o metabolismo, e leva ao envelhecimento precoce e potencial aparecimento de doenças relacionadas à velhice. Após 5 anos de estudos, observamos que o excesso de proteínas desregula o metabolismo tal e qual um carro desgovernado. Por exemplo, quando dirigimos, quanto maior a velocidade maior a chance de erros e assim maior o risco de acidentes. Demonstramos que o exagero nas proteínas ingeridas tem o mesmo efeito, quanto maior o consumo, mais o organismo trabalha para produzir aminoácidos; mais aminoácidos são gerados e devem ser utilizados rapidamente para sintetizar novas proteínas úteis ao nosso corpo, e neste aumento de velocidade muitas novas proteínas são geradas de forma incorreta, levando a uma pane na célula que culmina com o envelhecimento precoce. Em resumo, o consumo excessivo de proteínas acelera nosso envelhecimento. Como então sermos idosos saudáveis e diminuir as nossas idas ao hospital na velhice? Simples, dieta equilibrada durante toda a vida. Como diria minha mãe: – Tudo em excesso faz mal!

| Referências:
Artigo original:
Fontes externas (sobre o mesmo estudo):

Sobre a Autora:

| Viviane Alves

Viviane é doutora em Ciências pela UNIFESP, professora adjunta da UFMG ( Microbiologia – ICB), Chefe do Laboratório de Biologia Celular de Microrganimos – LBCM) e coordenadora do projeto de divulgação científica CeTOXY.