TESTE MENU
TESTE MENU

IGNITE Girls Camp – Promovendo Diversidade na Ciência

Promover a diversidade na ciência através da divulgação científica é o principal objetivo do IGNITE Girls Camp. Para isso, o evento vai reunir e capacitar mulheres que, durante quatro dias, discutirão os problemas que enfrentam na ciência e na divulgação científica, e trabalharão em possíveis soluções em conjunto. O evento ocorrerá nos dias 2, 3 e 4 de maio no espaço Hacienda847 em São Paulo, e no dia 5 tomará o formato de um pequeno festival de divulgação científica na Avenida Paulista.

Ainda são poucos os projetos de divulgação científica com forte presença feminina. “Acreditamos que cursos de capacitação para mulheres irão contribuir aumentando o envolvimento e gerando maior interesse do público feminino por conteúdos produzidos por mulheres” comentou Maria Letícia Bonatelli, co-organizadora do evento.

O treinamento será mão na massa. A ideia é que as participantes desenvolvam um projeto de divulgação científica para ser realizado na rua. “Cada pessoa tem algo para colaborar. A utilização de uma metodologia ativa de aprendizagem cria um ambiente propício para colaboração. Além disso, os conceitos explorados não ficam no campo da ideia, vão direto para ação” explica Gracielle Higino, co-organizadora do evento.

Visando a combinação de diferentes criatividades para o surgimento de soluções irreverentes, o evento busca alcançar não só cientistas, mas também designers, makers, hackers, programadoras, atrizes e diversas outras mulheres com diferentes formações, mas com um interesse em comum: dar visibilidade ao papel da mulher na ciência.

Como participar

IGNITE Girls Camp

Quando: 2 a 5 de maio de 2019

Onde: São Paulo/SP, espaço Hacienda 847

Inscrições: https://ignitescicomm.com/girlscamp/ até 14 de abril 

Quem somos

O IGNITE (http://ignitescicomm.com/index.php/sobre/) é a organização idealizadora do evento, que trabalha para diminuir a distância entre a sociedade e o ambiente acadêmico. É uma organização pioneira na capacitação de jovens pesquisadores na comunicação científica, premiada pela Sociedade de Bioquímica do Reino Unido e pelo fundo de caridade Leona M. & Harry B. Helmsley através da comunidade Mozilla Science Lab.

Para maiores informações, contacte-nos através do e-mail (girlscamp@ignitescicomm.com), ou pelos telefones (19) 9.9204-4886 e (62) 9.8144-0564.

Sobre as autoras  

|Gracielle Higino e Maria Letícia Bonatelli

As idealizadoras do IGNITE são de prestigiosas universidades do país e possuem experiência na área acadêmica e de comunicação. Gracielle Higino é doutoranda na Universidade Federal de Goiás (UFG) e foi uma das 50 selecionadas para o Camp Serrapilheira de Divulgação Científica do Instituto Serrapilheira, e Maria Letícia Bonatelli é pós-doutoranda na Escola Superior de Agronomia “Luiz de Queiroz”/Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) e especialista em Jornalismo Científico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).