TESTE MENU
TESTE MENU

Revisão Sistemática: Ferramenta para Pesquisas Científicas

Vivenciamos na prática  as muitas medidas de enfrentamento da pandemia da COVID-19 para conter a transmissão do vírus respiratório Sars-Cov-2. Dentre essas, o distanciamento social foi uma das preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estando presente desde o início como medida de controle. 

Nesse sentido, o distanciamento social também repercutiu em atividades envolvendo as Universidades. Parte dos docentes e alunos tiveram que se reinventar para dar continuidade às suas pesquisas. Pois bem, como dar continuidade aos  projetos de pesquisa, uma vez que não se poderia desenvolver atividades presenciais? 

Diante o cenário de pandemia e frente à impossibilidade de atividades presenciais, notadamente durante os anos de 2020 e 2021, a revisão sistemática, uma metodologia já existente há algum tempo, ganhou destaque, principalmente em alguns trabalhos de meta-análise publicados sobre a Covid-19.

Mas de fato, o que vem a ser uma revisão sistemática?  É considerada um tipo de estudo secundário, ou seja, não é o que conhecemos como pesquisa primária, a exemplo dos estudos experimentais. Assim, as revisões sistemáticas são compostas por um compilado de estudos já disponíveis na literatura sobre determinado assunto. Dessa forma, servem para nortear o desenvolvimento de novos projetos, indicando novos rumos para futuras investigações e identificando quais métodos de pesquisa foram utilizados em uma determinada área. 

         Em síntese, ressalta-se que a revisão sistemática é um recurso importante perante o acentuado contingente de informações disponíveis. Contudo, ainda é extremamente relevante reconhecer a qualidade metodológica de uma revisão sistemática, saber identificar aquelas que sejam confiáveis e apresentam estudos com resultados significativos. Sem dúvidas, este é um desafio para todos nós pesquisadores.

 

Referências 

Donato H, et al. Etapas na condução de uma revisão sistemática, Acta Med Por, v. 32, n. 3, p :227-235, 2019.

Munn et al. What kind of systematic review should I conduct? A proposed typology and guidance for systematic reviewers in the medical and health sciences. BMC Medical Research Methodology 2018.

Pereira, M, G.; Galvão, T, F. Extração, avaliação da qualidade e síntese dos dados para revisão sistemática. Epidemiologia Serviços de Saúde, Brasília, v. 23, n. 3):577-578, 2014.

 

Sobre a autora:

Loren é biomédica, mestra em Ciências pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, em Uberaba-MG e atualmente cursa doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical e Infectologia também pela UFTM, onde trabalha na linha de pesquisa “segurança transfusional”. Loren é cientista, engajada com pesquisa e produção de conteúdo para divulgação científica.