TESTE MENU
TESTE MENU

UAI, me conta?!

O Instituto Sua Ciência está executando o projeto “Uai, me conta?!em parceria com Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) cujo fomento vem pelo Edital 05/22 da Fundação de Amparo e Apoio a Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG).

 

Este projeto tem como objetivo central desenvolver, a partir de uma rede colaborativa estadual, materiais de divulgação científica (DC) que tenham como foco mostrar a diversidade de cientistas e produções de conhecimentos das diferentes microrregiões do estado de Minas Gerais, apresentando o fazer ciência na perspectiva de quem faz a ciência mineira. Os conteúdos de DC serão produzidos, durantes 3 anos (2023-2025), em formatos digitais diferentes, tais como documentários, vídeos seriados, podcasts, posts em redes sociais, e serão focados na pessoa dos produtores de conhecimentos, seus vínculos pessoais e profissionais com o nosso estado, apresentando também, nesse contexto, as cidades e a riqueza cultural mineira.


Você faz ciência no estado de Minas Gerais e gostaria de ver seu trabalho divulgado aqui no nosso projeto? Uai, me conta!

Oficinas

O Uai, me conta!, em parceria com nossos colaboradores, irá ofertar oficinas de formação, sobre temas correlatos à comunicação pública da ciência, suas diversas faces e formas de execução! Com isso, pretendemos criar um espaço de aprendizagem, diálogo e trocas de experiências – de forma acessível, e independente do seu nível de experiência.

 

Então, não perca essa oportunidade e embarque nesse trem conosco!

 

Vem aí nossa próxima oficina! Textos de Divulgação Científica: Características e estratégias.

 

Na ciência, a linguagem técnica e os detalhes complexos podem criar barreiras para aqueles que não possuem formação específica na área. Aqui é onde os textos de divulgação científica entram em cena, simplificando conceitos e tornando-os acessíveis ao público. Desempenham, ainda, um papel crucial na luta contra a desinformação. Em uma era dominada por notícias falsas e teorias da conspiração, a divulgação precisa e clara do conhecimento científico é mais importante do que nunca!

 

Essa oficina é para você que quer aprender ou aperfeiçoar suas habilidades na produção de textos de divulgação científica para diferentes canais; conhecer características básicas dos textos de divulgação científica; e ter acesso a estratégias que auxiliam na produção do conteúdo textual de diferentes áreas da ciência.

 

Ela será ministrada pelo Willian Costa (@aee_willian), licenciado em química e mestre em educação em ciências pela Universidade Federal de Itajubá, tendo experiência com a produção de conteúdo de divulgação científica no Instituto Sua Ciência e outros projetos.

 

A oficina será no dia 11 de junho a partir das 14 horas, com previsão de duração de 3 horas. Lembramos que todas as oficinas do Uai, me conta?! serão gratuitas, on-line e com emissão de certificado.

Acompanhem nossas publicações

YouTube

A ciência e a filosofia são duas áreas intimamente ligadas, explorando questões fundamentais sobre a natureza, a realidade, os métodos científicos e os limites do conhecimento humano. E para nos auxiliar a percorrer os trilhos dessas questões, tivemos conosco o Prof. Evandro Rozentalski, professor e pesquisador da Universidade Federal de Itajubá (situada no Sul de Minas) que compartilhaou insights valiosos e perspectivas enriquecedoras sobre o tema. Assista abaixo!

Quer receber conteúdos do “UAI, me conta?!” todo mês no seu e-mail?

Inscreva-se em nossa newsletter

* indicates required

Intuit Mailchimp